Bitcoin não é smooth jazz

Já ouviram aquela expressão "the writing is on the wall"? (Se viveu a década de 90 com certeza sim)

A origem é uma passagem bíblica do livro de Daniel conhecida como "festim de Baltazar".

Resumidamente, o rei Baltazar deu uma festa para seus mil nobres, começaram a beber vinho e no calor da balada o rei lembra que seu pai Nabucodonosor tinha uns vasos de prata e ouro que saquearam de um templo e manda trazer pro pessoal beber neles, a galera se empolga e começa a cantar um funk-ostentação louvando os deuses de ouro e prata, bronze, ferro, madeira e pedra.

Nessas aparece uma mão sem corpo, estilo família adams e começa a escrever na parede. Imagine o cagaço.

http://www.nationalgallery.org.uk/paintings/rembrandt-belshazzars-feast

Após ter se borrado, o rei tenta trazer várias pessoas para decifrar a mensagem sem sucesso (oferecendo como recompensa, uns colares de ouro, um pano chique e o terceiro maior cargo do governo) até que a esposa do Baltazar manda ele chamar Daniel, que entende dessas coisas.

Daniel chega e percebe que o grafite forma palavras sem vogais, preenche as lacunas e dá a notícia pro rei: "Deus te pesou e decidiu acabar com esta brincadeira, seu reino vai ser dividido e entregue aos medos e persas". O rei paga o prometido, e morre na mesma noite.

Tente imaginar como era esse Daniel, o cara foi contratado para explicar pro rei o que está acontecendo, vai no palácio e não liga de fazer o serviço, explica na lata. Os mil nobres lá da festa talvez esperando que o cara fosse pegar leve, dar uma douradinha na pílula, amenizar a situação e tal… chega o homem dando uma voadora com os dois pés!

Assistam este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_0mykANOMGQ

Não é demais? Reparem no patrocinador e nos parceiros do evento do vídeo acima.

Bancos, venture capitalists e startups estão tentando higienizar a reputação de "dinheiro de nerd, libertarians, anarquistas e drogados" do bitcoin e promovendo a idéia limpinha de "blockchain technologies", blockchains centralizadas, privadas e com dono. Tocam um smooth jazz maneiro e fácil de agradar, mas o escrito está lá na parede, feito por uma mão sem dono durante a crise de 2008.

Chamaram o Antonopoulos para dizer o que significa o pixo e ele disse sem meias palavras. Sou fã deste cabra.


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.