Curso de Blender: semana 1

Terça-feira é dia de curso de animação utilizando ferramentas livres! Oba!

Como eu disse no post passado, estou fazendo aulas de Blender como aluno, e se tem algo que eu aprendi com o Ônibus Hacker nestes últimos 4 anos, foi que a melhor maneira de aprender algo é testar sua compreensão repassando o conhecimento. Numa viagem você aprende crochê, na próxima você é quem dá oficina de crochê, é mais ou menos assim que funciona…

Eu faço anotações num caderninho durante a aula já que são muitos atalhos de teclado (o que é maravilhoso diga-se, um programa poderoso é aquele que tem tudo ao alcance dos dedos). E depois eu passo a limpo num resumo (escrever coisas me ajuda a memorizar também).

Resolvi então produzir pequenos vídeos a partir do conteúdo destes resumos. O que também é útil para eu praticar uma série de outras habilidades uma vez que eu uso o próprio Blender tanto para gravar os screencasts(a sequência de imagens apenas, o áudio não) quanto para editá-lo. E tenho que vencer inúmeros problemas pessoais ao mesmo tempo (vergonha, dicção, poder de síntese, didática).

Acho importante agradecer mais uma vez a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e o professor Subaco que estão me acolhendo e me educando :)

Abaixo, seguem os 2 primeiros, já legendados (tem um botão para exibir as legendas no Youtube):

Interface e Navegacao Básica (11min)

Tópicos mencionados:

Posicionando objetos (8min)

Tópicos mencionados:

Me desculpe o amadorismo, o segundo video ficou visivelmente melhor que o primeiro… espero que esta tentativa de documentação singela possa vir a ser útil, deu um certo trabalho para fazer, e eu pretendo repetir toda semana caso a recepção seja positiva.

Se você achou a iniciativa boa e quiser incentivar/fazer parte deste esforço, veja nas descrições dos vídeos do Youtube como colaborar com/patrocinar a continuidade desta série. Mande-me um email, que no final do(s) próximo(s) vídeo(s) eu agradeço =)

Além de contribuições em dinheiro (paypal ou cripto-moedas), críticas, sugestões, compartilhamentos e remixes(os vídeos foram licenciados em Creative Commons Atribuição 3.0) estou aceitando legendas, traduções e dublagens também, ou outros tipos de ajuda que vocês quiserem propor, sou todo ouvidos, a idéia é construir isso juntos.

Aqui o link da playlist completa com os tutoriais/resumos de Blender básico.


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.