Curso de Blender: semana 1

Terça-feira é dia de curso de animação utilizando ferramentas livres! Oba!

Como eu disse no post passado, estou fazendo aulas de Blender como aluno, e se tem algo que eu aprendi com o Ônibus Hacker nestes últimos 4 anos, foi que a melhor maneira de aprender algo é testar sua compreensão repassando o conhecimento. Numa viagem você aprende crochê, na próxima você é quem dá oficina de crochê, é mais ou menos assim que funciona…

Eu faço anotações num caderninho durante a aula já que são muitos atalhos de teclado (o que é maravilhoso diga-se, um programa poderoso é aquele que tem tudo ao alcance dos dedos). E depois eu passo a limpo num resumo (escrever coisas me ajuda a memorizar também).

Resolvi então produzir pequenos vídeos a partir do conteúdo destes resumos. O que também é útil para eu praticar uma série de outras habilidades uma vez que eu uso o próprio Blender tanto para gravar os screencasts(a sequência de imagens apenas, o áudio não) quanto para editá-lo. E tenho que vencer inúmeros problemas pessoais ao mesmo tempo (vergonha, dicção, poder de síntese, didática).

Acho importante agradecer mais uma vez a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e o professor Subaco que estão me acolhendo e me educando :)

Abaixo, seguem os 2 primeiros, já legendados (tem um botão para exibir as legendas no Youtube):

Interface e Navegacao Básica (11min)

Tópicos mencionados:

Posicionando objetos (8min)

Tópicos mencionados:

Me desculpe o amadorismo, o segundo video ficou visivelmente melhor que o primeiro… espero que esta tentativa de documentação singela possa vir a ser útil, deu um certo trabalho para fazer, e eu pretendo repetir toda semana caso a recepção seja positiva.

Se você achou a iniciativa boa e quiser incentivar/fazer parte deste esforço, veja nas descrições dos vídeos do Youtube como colaborar com/patrocinar a continuidade desta série. Mande-me um email, que no final do(s) próximo(s) vídeo(s) eu agradeço =)

Além de contribuições em dinheiro (paypal ou cripto-moedas), críticas, sugestões, compartilhamentos e remixes(os vídeos foram licenciados em Creative Commons Atribuição 3.0) estou aceitando legendas, traduções e dublagens também, ou outros tipos de ajuda que vocês quiserem propor, sou todo ouvidos, a idéia é construir isso juntos.

Aqui o link da playlist completa com os tutoriais/resumos de Blender básico.

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.

Subscribe to Egoísmo duplicado

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!