Custom Tab Width

Sou usuário de Firefox, além de ser meu navegador do dia-a-dia ele é também minha ferramenta de trabalho. Na maior parte do tempo eu acho boas as funcionalidades e melhorias que surgem a cada nova versão dele, uso o Nightly porque confio e tiro meu chapéu para a comunidade de engenheiros e voluntários que nos trazem este produto de qualidade.

Mas a grande vantagem de se usar um navegador livre é poder mexer nele, seja através de complementos ou através dos canais de comunicação do projeto ou simplesmente fuçando nas entranhas do software.


Este é o primeiro post de uma série sobre extensões úteis, essenciais ou curiosas.

A indicação de hoje é um complemento que nem deveria existir, pois é destes feitos para tapar buracos e falhas na própria implementação do produto, é algo que já deveria vir de fábrica e que a necessidade da existência de um addon para algo tão trivial, essencial e óbvio podem causar até má impressão sobre a qualidade do navegador. Este é sempre o primeiro addon que eu instalo em qualquer novo perfil de Firefox que eu crio e o primeiro addon que eu instalo logo após instalar um Firefox em qualquer máquina

Mas que infelizmente por um ou outro motivo sinistro e inacreditável foi deixado intencionalmente de fora das releases por uma visão torta do que é considerado uma boa UX.

Estou falando do Custom Tab Width. Este é o complemento que trás de volta a opção de configurar o tamanho mínimo de uma aba, o que significa na prática é que esta é a maneira mais simples de remover esta atrocidade de interface incômoda chamada tab-scroll (rolagem de abas).

Configurando o tamanho mínimo de uma aba para 1 pixel você pode abrir um número bem grande de abas sem precisar ficar perdido por que existem abas não visíveis em sua janela, diga adeus ao scroll de abas, livre-se da lástima de ter de paginar para achar a aba que você procura para sempre (ou para até este addon ficar incompatível com o navegador).

Antes Depois

O mais curioso sobre este addon, é que ele foi escrito pelo mesmo infeliz pela mesma pessoa responsável por remover a configuração que permitia configurar isto antes do Firefox 4, já escrevi sobre isso antes.

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.

Subscribe to Egoísmo duplicado

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!