Esteiras rolantes

Desde o começo do ano eu tenho trabalhado em alguns projetos pessoais numa área da programação que há tempos eu não me aventurava: jogos.

Testei algumas engines, e frameworks gráficos prontos para o uso, (Phaser, Babylon, Pixi) e comecei umas 3 ideias/falsas-largadas. Eventualmente me dei por satisfeito com os testes e escolhi o regl, cuja filosofia mais me agradou.

O problema foi que ele é um pouco menos mastigado que as alternativas e menos amigável a novatos, tive que aceitar o fato de que eu teria que expandir meus conhecimentos.

Minha experiência, tanto com a linguagem de programação dos shaders (programas que rodam em processadores gráficos) quanto com as bases de matemática e de computação gráfica, era, e ainda é, bem precária e próxima de zero. Essa parte da minha faculdade foi apagada do meu cérebro, se é que já fez parte dele um dia.

Voltei a estudar, comecei um curso de 30 aulas e consegui levar até a 16ª…

E mais ou menos nesse período, há um mês e meio atrás, esbarrei com uma game-jam (eventos de programação de jogos) com um tema que me fez pensar bastante.

Eu gosto muito de participar desse tipo de eventos, quando jovem/flasheiro até participei de um competitivo com um grupo de amigos. Mas hoje em dia eu vou mais pela diversão, pelos brainstorms, pelos temas, para exercitar a criatividade e para me dar a oportunidade de pensar em mecânicas ou planejar jogos diferentes. E esse foi o caso. A proposta dessa game-jam era pensar em jogos mais contemplativos e lentos.

Aquilo ficou na minha cabeça. Um “slow” game é algo muito paradoxal, parece que não combina com a idéia de desafio, superação e gratificações instantâneas de um jogo eletrônico (ou do mundo em que vivemos no geral, com redes sociais, açúcares e outras fontes de dopamina).

Lembro que conversei muito com minha namorada durante um almoço, algumas das idéias pareceram promissoras, muitas na linha dos quebra-cabeças, pareceu ser um caminho interessante de explorar, lembro que pensei num gerador de mosaicos e outras viagens…

Enfim, nada claro e específico daquele almoço foi muito para frente, nada virou protótipo e nenhuma submissão foi feita no prazo, que foi longo para os padrões de uma game-jam: uma semana. O que importa no entanto é que essas provocações botam nossa cabeça para funcionar, e isso acabou me fazendo rabiscar algumas idéias e codificar o início de algo durante aquela semana.

Aqui algumas fotos que postei no instagram entre 27 de Março e 1 de Abril:

https://www.instagram.com/p/BSKiM--jHo-/?taken-by=fczuardi

https://www.instagram.com/p/BSWZJl-j0ui/?taken-by=fczuardi

Esses esboços evoluiram para um protótipo que venho focando a maior parte do meu tempo livre desde então, um jogo baseado em esteiras rolantes (tipo dessas de aeroporto), onde você comanda um jogador (talvez uma mala) cuja única habilidade é saltar para a direção onde estiver virado.

O que tenho até o momento é um interpretador de mapas, que desenha pistas na tela a partir de uma sequência de peças (tipo as peças de um mapa de Carcassonne ou Pipe Dream), um jogador que segue o fluxo da pista automaticamente e que pula em resposta ao clique/toque.

São nove tipos de peças para montar as esteiras por enquanto, apenas as mais básicas: curvas de 90 graus, retas e junções (múltiplas entradas para uma saída).

O desenho dessas peças evoluiu um pouco desde esse esboço e hoje possuem 2 qualidades extras: seus encaixes evidenciam o sentido da esteira e a curva chanfrada permite desenhos mais convolutos:

https://mastodon.social/@fabricio/3825138

O nome provisório durante essa fase de desenvolvimento é apenas Conveyor, não me agrada muito e provavelmente vai mudar. Outras variações em cima disso seriam Conveyor Escape ou Conveyors’ World, espero pensar em coisa melhor conforme eu for amadurecendo os objetivos, as personagens e o roteiro.

Regularmente publico releases de teste na página do jogo no Itch:

https://fczuardi.itch.io/conveyor

(Ah, sim, o navegador precisa ter suporte a WebGL, a maioria deles ja possui, para saber se o seu tem, acesse essa página, se aparecer um cubo rodando seu sistema está OK. Um iPhone 4 por exemplo não consegue.)

Essa demo bem ou mal já está interativa, um clique ou toque enquanto o jogador está verde o faz saltar, acho que já passa uma idéia da jogabilidade que eu estou buscando para a coisa. Uma pegada meio Frostbite.

Obviamente o código fonte possui licença livre(AGPL-3.0) e vive nesse repositório.

Tenho um grupo aberto de Telegram onde discuto esse potencial jogo com apoiadores, estou em busca de outros investidores que queiram me ajudar a levar esse protótipo adiante e tenho a intenção de financiar a empreitada abrindo uma ICO com distribuição de dividendos ou outros tipos de recompensas, ainda não parei para montar isso direito, mas se você gostou do que viu até aqui, vamos conversar :)

Foto do cabeçalho: Sushi conveyor belt by Christian Guthier


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.