Curso de Blender: semana 1
Terça-feira é dia de curso de animação utilizando ferramentas livres! Oba!
Como eu disse no post passado, estou fazendo aulas de Blender como aluno, e se tem algo que eu aprendi com o Ônibus Hacker nestes últimos 4 anos, foi que a melhor maneira de aprender algo é testar sua compreensão repassando o conhecimento. Numa viagem você aprende crochê, na próxima você é quem dá oficina de crochê, é mais ou menos assim que funciona…
Eu faço anotações num caderninho durante a aula já que são muitos atalhos de teclado (o que é maravilhoso diga-se, um programa poderoso é aquele que tem tudo ao alcance dos dedos). E depois eu passo a limpo num resumo (escrever coisas me ajuda a memorizar também).
Resolvi então produzir pequenos vídeos a partir do conteúdo destes resumos. O que também é útil para eu praticar uma série de outras habilidades uma vez que eu uso o próprio Blender tanto para gravar os screencasts(a sequência de imagens apenas, o áudio não) quanto para editá-lo. E tenho que vencer inúmeros problemas pessoais ao mesmo tempo (vergonha, dicção, poder de síntese, didática).
Acho importante agradecer mais uma vez a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e o professor Subaco que estão me acolhendo e me educando :)
Abaixo, seguem os 2 primeiros, já legendados (tem um botão para exibir as legendas no Youtube):
Interface e Navegacao Básica (11min)
Tópicos mencionados:
- Navegação básica com Mouse de 3 botões e com teclado numérico
- Configuração para emular o teclado numérico em teclado de laptop
- Renderização
- Visão da camera
- Visualizações pré-definidas/alinhadas: frente, trás, esquerda, direita, cima, baixo
- Ligar/desligar projeção ortogonal (vs perspectiva)
- Adicionar e remover objetos da cena
- Esconder/Exibir menus adicionais à esquerda e à direita (Transform)
- Exiber qualquer janela-frame da interface em tela cheia
Posicionando objetos (8min)
Tópicos mencionados:
- Como mudar a preferência de qual botão do mouse usar para seleção
- Adicionar objetos na cena
- Duplicar objetos existentes
- Mover objetos (Translação)
- Rodar objetos (Rotação)
- Mudar o tamanho dos objetos (Escala)
- Posicionar câmeras e luzes
- Mudar a visualizção de shadings (solid, wireframe, bouding box e texture)
- Limitar a ação das operações básicas a um eixo específico
- Entrar com valores precisos ou alterar os valores da última operação realizada.
Me desculpe o amadorismo, o segundo video ficou visivelmente melhor que o primeiro… espero que esta tentativa de documentação singela possa vir a ser útil, deu um certo trabalho para fazer, e eu pretendo repetir toda semana caso a recepção seja positiva.
Se você achou a iniciativa boa e quiser incentivar/fazer parte deste esforço, veja nas descrições dos vídeos do Youtube como colaborar com/patrocinar a continuidade desta série. Mande-me um email, que no final do(s) próximo(s) vídeo(s) eu agradeço =)
Além de contribuições em dinheiro (paypal ou cripto-moedas), críticas, sugestões, compartilhamentos e remixes(os vídeos foram licenciados em Creative Commons Atribuição 3.0) estou aceitando legendas, traduções e dublagens também, ou outros tipos de ajuda que vocês quiserem propor, sou todo ouvidos, a idéia é construir isso juntos.
Aqui o link da playlist completa com os tutoriais/resumos de Blender básico.