Destravamento de PS2 em 2020

Introdução

Continuo no meu projeto de apresentar o mundo do PS2 (Playstation 2) para alguns amigos como forma de cartão de Natal. Não consegui documentar os passos que fiz para o primeiro pacote, mas enviei e a pessoa que recebeu parece estar aproveitando, aqui o vídeo de unboxing:

https://youtu.be/q6yvF4hOUgw

Os passos para "destravar" um console desses variam, mas hoje podemos dizer que é possível habilitar qualquer modelo de PS2 a aceitar backups, apenas via software (softmod / jailbreak), sem a necessidade de intervenções no circuito do aparelho, como a instalação de um modchip (ainda assim, se você for adquirir um usado hoje no Brasil, as chances dele já vir com um destravamento de hardware são bem altas, foi uma prática super comum nesta plataforma).

Uma vez modificado, o videogame perde a dependência do leitor de discos e pode carregar aplicacões e jogos via outras interfaces, como as portas USB, ou pela porta de rede.

Tabu, acesso e preservação

A prática de desbloquear um videogame é um tema tabu, pois carrega um estigma de pirataria, que por sua vez também carrega um estigma de coisas ilegais, imorais ou erradas. Não pretendo fazer deste, um post sobre cultura, propriedade intelectual, copyright, remuneração de artistas, impossibilidade de retorno de obras ao domínio público graças ao Mickey Mouse, nem algo assim. São todos assuntos que me interessam profundamente e uma discussão da qual eu adoro participar… mas fica para outro dia.

Por hora, vamos resumir dizendo que o acesso e a proteção de bens culturais é uma causa justa e que a responsabilidade de preservar, ao invés de esconder ou eliminar obras de arte, não deveria caber apenas às empresas mas também à sociedade. Existem boas razões para modificar um aparelho seu e permitir que ele funcione de maneira diferente da qual foi originalmente projetado.

Copiando arquivos pro memory card

Os destravamentos via software mais comuns são os que utilizam o memory card, como o Free Memory Card Boot, então ter um memory card capaz de receber arquivos é importante.

Porém, copiar arquivos de um computador para um memory card é um desafio. O navegador oficial de arquivos do aparelho não conversa com as portas USB do mesmo (então não há como copiar arquivos de um pendrive em videogame bloqueado, por exemplo). As poucas opções de leitor/adaptador destes cartões proprietários para computador que existem são caras e difíceis de encontrar. A maneira mais simples de transferir programas para um memory card é via um gerenciador de arquivos chamado uLaunchElf (uLE) que, por ser um programa independente, um homebrew, só roda em consoles destravados.

É um problema do ovo e da galinha: para destravar um PS2 é preciso copiar um programa pro memory card e para copiar um programa pro memory card você precisa de um videogame destravado. A boa notícia é que encontrar alguém com um PS2 destravado é fácil e, se a pessoa for sua amiga, certamente não vai se importar de te ajudar, copiando alguns arquivos para você usando o aparelho dela.

E quem não tem amigos?

Se você não encontrar algum dono de PS2 com uLE disposto a te ajudar, existem outras opções, tem como botar o primeiro ovo da galinha. Tradicionalmente, a outra porta de entrada para homebrew conhecida é o slot de expansão para HD do modelo de PS2 "fat". Se você possui um videogame deste modelo, pode comprar um adaptador e, via HD externo, usar uma versão do Free MCBoot chamada Free HD Boot. Outra opção bem recente, de 2020, para quem não tem um PS2 fat, chama Free DVD Boot e foi construída para explorar uma falha via leitor de DVD.

Mapa para o OPL

O motivo número um para se desbloquear um PS2 é instalar um programa chamado Open PS2 Loader (OPL). Que é uma ferramenta que permite navegar numa lista de homebrews e backups e abri-los. O programa permite uma série de configurações, como por exemplo, usar controles de PS3 ou PS4, via USB ou dongle Bluetooth, além de acesso a jogos via pendrive USB ou servidor de arquivos Samba (SMB) pela porta de rede. Abaixo, um mapa de como chegar neste objetivo:

Para quem já possui um destravamento via modchip (aparece escrito Matrix na tela quando liga), este caminho é bem curto, basta copiar o OPL para um memory card no lugar apropriado (/BOOT/BOOT.ELF) e ligar segurando o R1. Ou colocar o ULE como sendo o BOOT.ELF e a partir do ULE abrir o OPL.

Outro caminho curto é conferir se seu aparelho é compatível com FreeMCBoot e conseguir (via um amigo ou comprando na internet) um memory card com FMCB já instalado. Para os modelos que não suportam FMCB diretamente, como é o caso dos slim 9xxxx, existe uma opção chamada Funtuna que dá acesso ao FMCB via exploit Fortuna.

(SCPH-70012, compatível com FMCBOOT, na esquerda, SCPH-90010 que necessita Fortuna na direita, se possuir modchip não faz diferença)


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.