Um PS2 para presente

Nesta pandemia redescobri o Playstation 2, um console de 20 anos atrás que ostenta um belíssimo catálogo de jogos.

É um videogame cujo ciclo de vida iniciou-se no ano 2000 e durou, oficialmente, 13 anos. Mas que, graças a esforços de preservação digital de muitos entusiastas, insiste em não desaparecer.

Com a ajuda de programas independentes (homebrew), um aparelho antigo e descartado pode voltar a trazer muita diversão para jogadores casuais e para novas gerações que não tiveram a chance de viver as décadas passadas.

Diversão barata

O custo-benefício é sem dúvida um grande atrativo. Um PS2 usado completo, com cabos, controle e memory card, varia na faixa dos 20 dólares (BRL$100-200). E muitos ainda são vendidos como sucata por conta de alguns defeitos (contornáveis) muito comuns, como o leitor de DVD pifado ou a falta de botão de power.

Comparado aos preços da geração atual, com consoles chegando no Brasil a 900 dólares (BRL$5.000), jogos de 65 dólares (BRL$350) ou planos de aluguel de jogos (BRL$15-30/mês), revisitar os jogos do Katamari ou "platinar" um Gran Turismo 4 sem o ray tracing do 7 não é uma proposta tão ruim assim… jogos originais usados ou de estoques encalhados desta plataforma existem e encontram-se na faixa dos BRL$100 (cópias piratas existem também).

Válvula de escape ou obsessão?

Esta porta do videogame usado, que se abriu para minha vida, me fez acumular alguns descartes e pechinchas dos mercados de usados online nestes meses de isolamento. Entre as saídas essenciais eu acabei encaixando algumas não tão essenciais. No momento desta publicação eu possuo oito aparelhos PS2 (fora 1 PS3 quebrado, 2 tvs de tubo, 2 monitores de tubo e dois portáteis: 1 PSP Go e 1 Nintendo 3DS).

Oito!

O que eu vou fazer com oito videogames iguais? Um cluster de computação distribuída? Já fui atrás, não compensa. Uma LAN house (para jogar TimeSplitters ou Gran Turismo em rede)??

Um bom fim me parece ser o de dar de presente alguns, não vou escrever cartão de Natal este ano. Vou mandar PS2 hackeado pelo correio :)

Primeiro protótipo

Este domingo eu tirei para montar o primeiro destes presentes e tentar documentar um pouco deste processo com fotos, videos e comentários. Acabei usando o twitter para isso, quero consolidar aqui no blog depois, mas quem quiser ver o meu progresso de um dia, pode percorrer este "moment" aqui.

Infelizmente só vou poder continuar este projeto no fim de semana que vem, pois entre trabalho, louças intermináveis e preparação das refeições, pouco tempo tem me sobrado para os hobbies. Aguardem os próximos capítulos!


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.