Custom Tab Width

Sou usuário de Firefox, além de ser meu navegador do dia-a-dia ele é também minha ferramenta de trabalho. Na maior parte do tempo eu acho boas as funcionalidades e melhorias que surgem a cada nova versão dele, uso o Nightly porque confio e tiro meu chapéu para a comunidade de engenheiros e voluntários que nos trazem este produto de qualidade.

Mas a grande vantagem de se usar um navegador livre é poder mexer nele, seja através de complementos ou através dos canais de comunicação do projeto ou simplesmente fuçando nas entranhas do software.


Este é o primeiro post de uma série sobre extensões úteis, essenciais ou curiosas.

A indicação de hoje é um complemento que nem deveria existir, pois é destes feitos para tapar buracos e falhas na própria implementação do produto, é algo que já deveria vir de fábrica e que a necessidade da existência de um addon para algo tão trivial, essencial e óbvio podem causar até má impressão sobre a qualidade do navegador. Este é sempre o primeiro addon que eu instalo em qualquer novo perfil de Firefox que eu crio e o primeiro addon que eu instalo logo após instalar um Firefox em qualquer máquina

Mas que infelizmente por um ou outro motivo sinistro e inacreditável foi deixado intencionalmente de fora das releases por uma visão torta do que é considerado uma boa UX.

Estou falando do Custom Tab Width. Este é o complemento que trás de volta a opção de configurar o tamanho mínimo de uma aba, o que significa na prática é que esta é a maneira mais simples de remover esta atrocidade de interface incômoda chamada tab-scroll (rolagem de abas).

Configurando o tamanho mínimo de uma aba para 1 pixel você pode abrir um número bem grande de abas sem precisar ficar perdido por que existem abas não visíveis em sua janela, diga adeus ao scroll de abas, livre-se da lástima de ter de paginar para achar a aba que você procura para sempre (ou para até este addon ficar incompatível com o navegador).

Antes Depois

O mais curioso sobre este addon, é que ele foi escrito pelo mesmo infeliz pela mesma pessoa responsável por remover a configuração que permitia configurar isto antes do Firefox 4, já escrevi sobre isso antes.


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.