Playstation 3 da Pandemia - episódio I: Luz amarela da morte

Iniciando então a saga que introduzi no post passado.

Resumo

Se você está com o Inglês em dia e tem 14 minutos para investir, assista o vídeo abaixo. É simplesmente o melhor resumo do Youtube sobre este assunto:

https://youtu.be/nLoijF9-3PA

Mesmo se você não tem um PS3 defeituoso há muito o que aproveitar do vídeo acima, reforço a recomendação, assistam! :)

O sintoma

YLOD é o nome popular dado para o sintoma que por si só não significa muita coisa além de "por favor leve numa assistência pois algo não está bem".

O aparelho quando detecta algo de errado se protege e desliga, muda a cor da luz de power brevemente para amarelo e pisca em vermelho 3 vezes ao som de 3 bipes.

Este aviso não é um diagnóstico de nada em específico, mas muitas lojas especializadas, por ignorância ou excesso de outros trabalhos mais simples de resolver e mais rentáveis se dão ao luxo de nem pegarem para fazer um orçamento. Dispensam o serviço soltando alguma balela do tipo "Provavelmente é problema na placa mae, e não compensa o valor de outra placa mae!!"

Reflow, reballing e delidding

Este senso comum de que a culpa era fatalmente chip soldado sem chumbo e de que as únicas soluções possíveis eram um caro procedimento de "reballing" dos processadores, ou um mais barato porém temporário reparo de "reflow", levaram muitos a buscar reparos extremos, como colocar a placa do videogame no fogão para alcançar este reflow, o uso de secador de cabelo para conseguir jogar por curtos períodos, ou a remoção das tampas de metal , delidding que cobrem a CPU e a GPU, para troca da pasta térmica interna, o que é muito difícil e se não for feita de maneira cuidadosa ou com o equipamento adequado pode danificar de forma irreversível as trilhas da CPU :(

O Sobreaquecimento e a má refrigeração foram grandes falhas de design nos modelos iniciais do PS3, o lugar da fonte é bem em cima dos processadores por exemplo, o que foi revisto e corrigido nas versões slim e super slim posteriores, modificações de hardware para manter a ventoinha acelerando permanentemente, ou troca da ventoinha para uma com mais hélices existem. Abaixo um vídeo muito bonito de uma manutenção preventiva feita num aparelho ainda com o lacre da garantia intacto em que a pessoa troca as hélices do cooler e troca a pasta térmica externa dos dois processadores principais:

https://youtu.be/e-uecmp1Woo

Capacitores "NEC Tokin"

Outro procedimento comum que pode trazer o aparelho de volta é a troca de alguns capacitores que alimentam os chips principais, dos originais e pouco confiáveis "NEC Tokin" por um conjunto de capacitores de tântalo equivalente. Outros aparelhos como alguns laptops Toshiba sofreram com estas peças também e foram recuperados com a mesma substituição. Como o vídeo de resumo do início do post explica, assistam.

Tântalo

Momento Wikipedia:

Na mitologia grega, Tântalo foi um mitológico rei da Frígia ou da Lídia, casado com Dione. Ele era filho de Zeus e da princesa Plota. Segundo outras versões, Tântalo era filho do Rei Tmolo da Lídia (deus associado à montanha de mesmo nome). Teve dois filhos: Níobe e Pélope.

(poxa, vou jogar um god of war se isso der certo...)

Ok, sobre o elemento químico.

O tântalo (forma preferida em Portugal e Brasil) ou tantálio é um elemento químico de número atômico 73 (73 prótons e 73 elétrons), símbolo Ta com massa atómica 181 u que se situa no grupo 5 (anteriormente chamado VB) da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição raro, azul grisáceo, duro, que apresenta brilho metálico, cor meio acinzentada e resiste muito bem à corrosão. Na temperatura ambiente o tântalo encontra-se no estado sólido.

...

O tântalo é um metal cinzento, denso, dúctil, muito duro, resistente a corrosão por ácidos e um bom condutor de calor e eletricidade. Em temperaturas abaixo de 150 °C o tântalo é quase completamente imune ao ataque químico, mesmo pela agressiva água régia. Somente é atacado pelo ácido fluorídrico, ácido que contem o íon fluoreto ou mediante fusão alcalina. O elemento tem o quinto maior ponto de fusão dos elementos conhecidos, perdendo apenas para o Ósmio, Rênio, Tungstênio e o Carbono. O tântalo tem a maior capacitância por volume entre todas as substâncias.

Assemelha-se ao nióbio, podendo ser encontrados nos minerais columbita-tantalita.

O principal uso do tântalo é como óxido, um material dielétrico, para a produção de componentes eletrônicos, principalmente capacitores, que são muito pequenos em relação a sua capacidade. Por causa desta vantagem do tamanho e do peso os principais usos para os capacitores de tântalo incluem telefones, pagers, computadores pessoais, e eletrônicos automotivos

Outros problemas

Apesar de bem místico, tântalo não é a cura milagrosa para todos os males, como dito, a luz amarela por si só não é indicação de nenhum problema em específico. Outros componentes podem dar problema, centenas deles, é um circuito bem complexo. Ja vi videos de problema de fonte, capacitor ceramico botando a linha de 12v em curto, módulo de wifi/bluetooth (mais comum em PS3 super slim), pode ser mesmo um caso para reballing da CPU, enfim… Nem sempre os capacitores NEC são os culpados, mas a frequência é grande o suficiente para que alguém com alguma habilidade com um ferro de solda (não é propriamente meu caso, mas quero tentar de qualquer forma) se arriscar nessa troca depois de feitos alguns devidos testes de diagnóstico.


Este post faz parte de uma série de postagem sobre a tentativa de reparar (ou encontrar outra utilidade para) um Playstation 3 quebrado, comprado de segunda (ou terceira) mão, como sucata. Os outros posts nesta série são: prelúdio • parte I • parte II


se você gostou deste post e quiser receber novas atualizações deste blog por email, clique aqui

Fabricio Campos Zuardi

Read more posts by this author.